Maristela, Estrela do Mar





A Rede de Padarias Comunitárias Fermento na Massa, a Comunidade da Vila Fanny, amigos(as), companheiras de trabalho e familiares da Maristela despedem-se dessa pessoa singela que partiu para a eternidade.
Ontem, chegávamos à Padaria Comunitária “O Pão Nosso”, naquela vila, para a quarta etapa de uma Oficina de Economia Solidária, que está contribuindo para que homens e mulheres em vulnerabilidade social materializem a sua entrada oficial no mundo da produção de produtos e serviços, via princípios da Economia Solidária. De forma súbita, inesperada e, por isso sofrida, nos deparávamos com a triste notícia de que Maristela não suportara a uma cirurgia à qual se submetera.
Do tão pouco que dela sabemos, do quase nada que conhecemos da sua trajetória de vida, familiares, trabalhos, afazeres, o suficiente percebemos sobre quão dedicada e querida pela comunidade essa jovem mulher o é. Não há como negar seu protagonismo, incentivo e dedicação para a instalação, pela segunda vez, agora exitosa, da padaria comunitária que oferece não só pão a quem a ela recorre. Mais que isso, Maristela e suas companheiras de labuta fazia daquela cozinha uma feliz experiência de transformar vidas, sentimentos negativos, criar relações humanas, robustas, saudáveis, verdadeiramente solidárias.
Sua ausência física já é sentida, mas a sua força e energia espiritual já é fato. Seu nome é expressão da grandiosidade das estrelas. Que bela ilustração para não ser jamais esquecida. Estrela do Mar ou Stela Maris, em latim, significa pessoa de luz própria, uma alusão à Nossa Senhora, a mãe de Jesus. Talvez sua família tenha feito tal referência à bebê sem prever a feliz coincidência, ou não, de que iria atuar numa paróquia de nome Nossa Senhora da Conceição, sob condução, há 50 anos, dos religiosos carmelitas, devotos e consagrados à senhora do Monte Carmelo.
Nosso cenário está montado. O pão que não sairá dos fornos nessa quarta, dia de tradicional movimento na padaria anexa à igreja, fará falta na mesa das famílias da comunidade. No entanto, a inesquecível Maristela, em cada gesto de partilha do pão nos dias que hão de vir, será lembrada nesta sua obra e tantas outras que esse amigo não teve o mérito de conhecer.
Solidários aos familiares e amigos(as); agradecidos por seu convívio. partilha e ensinamentos; ilumine-nos, estrela!   

LUIS ALVES PEQUENO - professor, educador popular, empreendedor na economia popular solidária. Curitiba/PR

*Reprodução do texto permitida, desde que citada a fonte

Comentários

Postagens mais visitadas