Casa de ferreiro, espeto de pau? Não. No Sindprevs/SC o espeto é de ferro.

O Sindprevs/SC encerra 2009 atendendo, de uma só vez, uma importante reivindicação da categoria e outra importante reivindicação dos seus funcionários. O horário de atendimento externo do Sindicato foi ampliado e os funcionários do Sindicato conquistaram a tão sonhada jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Daí o título deste artigo, que brinca com o ditado muito usado por alguns funcionários que trabalham em entidades sindicais que não respeitam os trabalhadores – sim, isto acontece e não é raro. O ditado diz: "Casa de ferreiro, espeto de pau". E nós, do Sindprevs/SC, entendemos que em Casa de Ferreiro o espeto tem que ser de ferro.

Até então, o Sindicato funcionava com o seguinte horário: das 9h às 12h expediente interno; e das 12h às 18h com atendimento externo. A carga horária dos funcionários do Sindicato era de 40 horas semanais.

Com a mudança, que veio com a aprovação do Acordo Coletivo dos funcionários 2009/2010, a partir de janeiro a jornada de 6 horas entra em vigor no Sindprevs/SC. Em paralelo a esta decisão, foi aprovada pela Diretoria Executiva Colegiada a ampliação no horário de atendimento do Sindicato. Assim, desde o mês de novembro, com a mudança provisória para Fecesc, devido às obras na sede, o horário de atendimento foi ampliado e a partir de janeiro de 2010 o horário será das 8h às 12h e das 14h às 18h. Em resumo: 6 horas, sem redução salarial para os funcionários e com atendimento aos filiados em dois turnos. O que sempre lutamos para nós, não podemos negar a quem trabalha para nós.

É importante ressaltar que uma das primeiras batalhas da classe trabalhadora, não só no Brasil, mas no mundo todo foi a redução da jornada de trabalho. Ainda nos dias atuais, esta é uma das principais bandeiras dos sindicatos e dos trabalhadores. Não é porque o governo nos nega este direito, não nos respeita, que vamos tratar assim os trabalhadores que, sob a orientação desta Diretoria, fazem a engrenagem do Sindicato funcionar no dia-a-dia. Nos três últimos acordos coletivos os funcionários do Sindprevs/SC trouxeram esta reivindicação. No Acordo deste ano todos os funcionários, em nome da unidade, abriram mão dos ganhos financeiros pela implantação das 6 horas. Para a ampliação do funcionamento do Sindicato, novos funcionários serão contratados. Sendo que somos uma Diretoria que tem responsabilidades com a categoria, estas novas contratações estão dentro dos 20% da receita do Sindicato para serem usados na folha de pagamento dos funcionários, índice definido pela Assembléia Estadual Ordinária que aprova o Orçamento do Sindprevs/SC. A implantação da jornada de 6 horas para os funcionários do Sindprevs/SC é uma conquista histórica que servirá de exemplo para outras entidades sindicais, sendo que muitas já adotaram esta jornada para seus trabalhadores, a exemplo do Sintsprev Minas Gerais.

O respeito e valorização dos trabalhadores é condição fundamental para rompermos com a exploração do capital, e as entidades sindicais devem dar o exemplo. O discurso não pode ser diferente da prática. Ganharam os nossos funcionários, ganharam os filiados, mas, o mais importante, nossa luta pelas 6 horas foi e é exemplo para outros trabalhadores.

Diretoria do Sindprevs/SC

Comentários

Postagens mais visitadas