Hoje e sempre: NÃO VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER!

A data de 25 de Novembro é dedicada mundialmente ao combate á violência feminina.
Vivemos dias terríveis onde os valores mais sublimes do ser humano passam a ser banalizados e desprezados em nome do lucro, do prazer, do poder e de tantos outros subterfúgios.
Defender a não violência é papel indelegável de TODO HOMEM E MULHER. A espécie humana não pode e não deve ser comparada aos irracionais. Esta maravilhosa capacidade de pensar, agir, tomar decisões não nos dão o direito de ofender sequer qualquer ser da natureza, principalmente nossos semelhantes. PENSEMOS e AJAMOS assim.

Conheça o 25 de Novembro - Patria, Minerva y María Teresa Mirabal foram três mulheres se Ojo de Agua, localidade pertendencte a uma pequena província da República Dominicana chamada Salcedo. Estas mulheres tiveram a valentia de lutar pela liberdade política de seu País, opondo-se firmemente contra uma das ditaduras mais violentas da América Latina, a de Rafael Leonidas Trujillo. Por tal atitude foram perseguidas, encarceradas várias vezes e finalmente brutalmente assassinadas em 25 de novembro de 1960. Em homenagem a estas valentes irmãs, no dia 25 de novembro se comemora o Dia Internacional de Não Violência Contra a Mulher. Esta data foi estabelecida no Primeiro Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe realizado em Bogotá, Colômbia no ano de 1981. As irmãs Mirabal são também conhecidas e representadas como “las Mariposas", por ser este o nome secreto de Minerva em suas atividades políticas clandestinas contra a ditadura de Trujillo. Anos mais tarde, Pedro Mir (poeta nacional dominicano) utilizou este nome em seu poema "Amén de Mariposas" onde expressa a tragédia que foi o assassinato das três heroínas. Cumpre destacar ainda a novela “No tempo das Borboletas (En el tiempo de las mariposas) escrita pela Dominico-Americana Julia Alvarez baseada na vida das irmãs Mirabal.

Com informações de Schirlei Azevedo

Comentários

Postagens mais visitadas