INSS muda regra referente a concessão de benefícios por incapacidade
Mudanças são positivas para todos os segurados e trabalhadores
De acordo com a edição do "Agora São Paulo" de 04/09/2009, o INSS acabou com a carência de 30 dias para a solicitação de novo pedido de benefício quando o segurado tinha a sua solicitação indeferida.
Agora a regra é clara: nenhum segurado precisa esperar 30 dias para solicitar um novo pedido de benefício. O novo pedido tem que ser aceito pelo INSS imediatamente à negativa do pedido de benefício por incapacidade.
A nova regra também vale para os pedidos de aposentadoria por invalidez e para aqueles segurados que já possuem benefício e que estão em processo de pedido de Prorrogação de Benefício - PP.
Outra mudança significativa é que a nova regra permite ao segurado - caso tenha o seu benefício negado em uma dada agência do INSS - que solicite novamente o benefício em outro posto do INSS.
Essa regra também vale para os segurados que já possuem algum benefício e que buscam o Pedido de Prorrogação de Benefício - PP e Pedido de Reconsideração de Decisão - PR.
As mudanças divulgadas pelo INSS foi uma imposição do Ministério Público Federal - MPF que considerou inconstitucional o fato de o segurado ter que esperar por 30 dias para exercer um direito que está previsto na Lei Máxima do nosso País.
Entretanto, é preciso frisar que já tem gente afirmando que a nova regra é um retrocesso e que o procedimento vai trazer novamente filas e mais filas nas agências do INSS como há quatro anos atrás. Já falam que as perícias médicas poderão demorar mais de 120 dias com o novo procedimento e que o INSS precisa rever a sua decisão.
Precisamos ficar alertas, pois sempre que medidas são tomadas para beneficiar a classe trabalhadora brasileira aparecem muitas vozes contrárias e tentando explicar o inexplicável.
Essa nova regra repara um grande problema enfrentado pelos trabalhadores e segurados do INSS: pedido de benefício negado pelo INSS, impossibilitado de retornar à empresa - logo sem salário - e ainda ter que esperar por 30 dias para solicitar novo pedido de exame pericial.
Aliás, situação muito comum entre os bancários e bancárias: sem salário do banco e sem benefício do INSS.
As novas regras do INSS chegam em bom momento e tem o nosso apoio!
Fonte: Walcir Previtale Bruno
realmente,estou a tres anos afastada do emprego tenho arterite de takayasu faco de quatro meses a pericia medica,mesmo meu medico afirmando que nao tenho condicoes nenhuma de voltar ao trabalho, eles os medicos periciais afirmam que eu estou bem..fico bastante triste com essa decisao mais oq posso fazer..sabendo um pouco sobre a lei fico um pouco mais tranquila, pois se negarem meu pedido de auxilio doenca sei que posso recorer obg
ResponderExcluir